Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > IEA: Seleção de acadêmicos voluntários para o projeto de pesquisa “As transformações ocasionadas pelo Building Information Modeling (BIM) na prática e no ensino de Projeto de Arquitetura”
Últimas notícias

• Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 17h58
  • Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 18h14
  • Acessos: 558

cartaz2O projeto de pesquisa intitulado “As transformações ocasionadas pelo Building Information Modeling (BIM) na prática e no ensino de Projeto de Arquitetura” está com inscrições abertas até amanhã, dia 31 de outubro de 2019, a fim de selecionar acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do IEA/UNIFESSPA para participarem, voluntariamente, do projeto.

As inscrições deverão ser realizadas na secretaria acadêmica do Instituto, mediante preenchimento de formulário. O processo de seleção dos candidatos dar-se-á por meio de entrevistas, que serão realizadas no dia 1º de novembro de 2019, às 10:30, na sala 03 do IEA. O resultado do processo seletivo será divulgado neste mesmo dia, a partir das 18h.

Sobre o Projeto

Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos em modelagem paramétrica, códigos de programação, realidades virtual e aumentada e prototipagem rápida, além de ampliar as ferramentas de projeto, estão promovendo novos modos de projetar e de gestão do projeto. Nesse universo de inúmeras possibilidades, esta pesquisa busca acompanhar algumas transformações ocorridas pela implantação do BIM no processo de projeto tanto na prática profissional quanto no ensino. Para tal, esta pesquisa se divide em duas etapas: a primeira sobre a inclusão das ferramentas de BIM nos cursos de Arquitetura e Urbanismo com uma visão mais abrangente sobre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em algumas escolas no Brasil e no exterior; e a segunda sobre as transformações no processo de projeto na atuação profissional nos campos da Arquitetura e Urbanismo e das diversas Engenharias. Espera-se que, futuramente, com a implantação dos nossos laboratórios, esta investigação se desdobre em novos projetos de ensino, oferecendo cursos destas ferramentas, e de projetos de extensão, com aplicação prática de projetos de fabricação digital e prototipagem rápida em prol da sociedade. Em relação aos candidatos, busca-se um perfil proativo e interessado em softwares, leitura e escrita científica.

registrado em: