Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > MOCTEC
Início do conteúdo da página

Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação básica de Santana do Araguaia

Publicado: Domingo, 05 de Novembro de 2023, 14h36 | Última atualização em Domingo, 05 de Novembro de 2023, 16h11 | Acessos: 105

I MOCTEC SITE1PRINCIPAL 

O Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e SudesteI do Pará IEA/Unifesspa, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, em decorrência da Chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, torna pública a abertura de inscrições de trabalhos para realização da I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia/PA – Moctec.

A realização da I Moctec pelo IEA/Unifesspa, através da Chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, tem como principal objetivo compartilhar conhecimentos científico, tecnológico e inovativo e estimular a participação de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes de escolas das redes pública e privada de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio de Santana do Araguaia e de cidades em sua área de influência, tais como Conceição do Araguaia, Redenção e Santa Maria das Barreiras, no Pará (PA), Confresa e Vila Rica, no Mato Grosso (MT) e Caseara e Marianópolis do Tocantins, no Tocantins (TO). Trata-se de um evento gratuito, organizado pelo IEA/Unifesspa e financiado pela chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas. Espera-se contribuir com a promoção de culturas indagativa e crítica de problemas locais, com o despertar de vocações para carreiras científicas, tecnológicas e docente e com a integração de estudantes e professores da educação básica em projetos de pesquisa do IEA/Unifesspa.

CRONOGRAMA 

DESTAQUES MOCTEC

  *Este cronograma poderá sofrer alterações de acordo com o desenvolvimento das atividades

SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

A submissão deverá ser realizada por apenas um dos autores no seguinte link: https://forms.gle/nHwdNZcTG5Ux5wrKA 

leiam atentamente ao edital 

JULGAMENTO 

A primeira seleção será de caráter eliminatório

A primeira seleção será o deferimento ou indeferimento da submissão de trabalhos, que observará os seguintes critérios:

  • Execução da proposta;
  •  
  • Apresentação da proposta com clareza e cordialidade;
  •  
  • Qualidade do vídeo (imagem e som).

Os trabalhos aprovados serão divulgados como submissões deferidas, conforme data descrita no CRONOGRAMA.

É possível entrar com recurso para as submissões indeferidas com justificativa ou revisão/complemento do motivo do indeferimento através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme data descrita no CRONOGRAMA. 

Os trabalhos deferidos serão disponibilizados no canal do YouTube do IEA - Unifesspa com a opção de curtida oculta, conforme data descrita no CRONOGRAMA. 

A segunda seleção será de caráter eliminatório e classificatório

  • A segunda submissão consiste na indicação dos três trabalhos com o maior número de curtidas no canal do IEA – Unifesspa no YouTube em cada categoria (nível fundamental e nível médio).
  •  
  • Essa segunda seleção será feita pelo número de curtidas dos trabalhos, a ser feita durante período indicado no CRONOGRAMA, sendo o primeiro lugar correspondente ao vídeo mais curtido, e assim por diante.
  •  
  • Em caso de empate em número de curtidas, o desempate acontecerá mediante o número de visualizações que o vídeo receber. 

A terceira seleção resultará na avaliação final em caráter classificatório

A terceira seleção consistirá na análise dos três trabalhos em cada categoria (nível fundamental e nível médio), selecionados na segunda seleção, a ser feita por uma banca composta por professores do IEA e/ou representante da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Araguaia 

A nota final de cada trabalho será feita através de média aritmética simples, ou seja, através da soma das notas dos avaliadores dividida pelo número de avaliadores.

Seguindo os seguintes critérios:

  • Domínio sobre conhecimentos técnicos (0 - 2,5 pontos);
  •  
  • Inovação e criatividade da proposta (0 - 2,5 pontos);
  •  
  • Execução da proposta (0 - 2,5 pontos);
  •  
  • Apresentação da proposta com clareza (0 - 2,5 pontos).

Essa terceira seleção resultará na avaliação final em caráter classificatório.

A classificação final seguirá a ordem decrescente em relação às notas definidas pela banca e será apresentada na cerimônia de premiação, conforme data descrita no CRONOGRAMA.

O horário limite para submissão das propostas ao IEA/Unifesspa será até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data descrita no CRONOGRAMA

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

Os critérios de elegibilidade para participação devem ser conferidos atentamente no edital. Se não seguidos resultará na desclassificação da proposta. 

PREMIAÇÃO 

Este edital é vinculado à Chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas que é responsável pela premiação, em cada uma das categorias de segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de ensino médio, com:

  • Uma bolsa de Apoio Técnico em Extensão no País – Nível Superior – ATP-A no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais) para o(a) professor(a) orientador(a) durante seis meses. 
  •  
  • Até cinco bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ) no valor de R$ 100,00 (cem reais) para estudantes durante seis meses.

Todos os participantes devem se inscrever gratuitamente no III Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada – III Conara, onde será realizada a cerimônia de premiação.

NOTÍCIAS

I MOCTEC - IEA 

DOCUMENTOS 

EDITAL Nº 04/2021 - IEA/UNIFESSPA

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM - I MOCTEC 

 RETIFICAÇÃO - EDITAL Nº 04/2021 

CONTATOS 

Esclarecimentos e informações adicionais acerca deste Edital poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

MÍDIAS SOCIAIS 

Instagram: Unifesspasantana

youtube: IEA-UNIFESSPA

Fim do conteúdo da página