Com o tema “Educação salva vidas”, Unifesspa promove evento de acolhimento de novos estudantes
Em 2021, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) receberá seus novos estudantes de graduação chamando atenção para o papel da ciência no contexto social. De 8 a 17 de setembro de 2021, calouras e calouros poderão acompanhar uma vasta programação com conferência, rodas de conversa, palestra e oficinas que serão ofertadas em salas virtuais e transmitidas pelo canal oficial da Unifesspa no YouTube.
A partir do tema “A educação salva vidas. Somos Unifesspa”, os novos membros da comunidade acadêmica são convidados a refletir e dialogar sobre o assunto, além de poderem conhecer a Universidade com mais detalhes. Todas as informações da calourada estarão disponíveis em um site criado especialmente para o evento.
Este ano, temas relacionados às realidades de discentes indígenas, quilombolas, camponeses, LGBTQIA+ e com deficiência terão momentos específicos voltados a todos os alunos. A ideia é ampliar o debate sobre as questões específicas desses públicos para servidores e técnicos da Universidade.
“Neste ano, a organização da Calourada tem um grande desafio de, pela primeira vez, planejar e realizar toda a programação de forma remota. É um grande desafio, porque estamos aprendendo como fazer nesse formato, e tem sido uma oportunidade de descobertas importantes de possibilidades de integração, de reunião de mais pessoas”. Explica Cleuzeni Santiago, titular da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (CADD) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), uma das coordenadoras da Comissão de organização da Calourada 2021.
A cada ano, a calourada é organizada por uma comissão especial, que envolve servidores de diversos setores da Instituição, que subdivide-se em comissões temáticas menores. O objetivo é garantir um evento completo e envolvente para toda a comunidade. “Acreditamos que haverá grande participação e integração entre os discentes e servidores em todos os espaços de atuação da Unifesspa nessa região. E, como acontece todos os anos, a realização desse evento conta com a participação de servidores de vários setores da universidade e de discentes, por ser uma necessidade em função das demandas do trabalho para organização e, especialmente, porque essa é uma ação da universidade, uma vez que é a Unifesspa quem recebe, acolhe os seus calouros”, complementa a coordenadora.
O tema
O tema da calourada 2021 emergiu da necessidade de fortalecer o papel social da educação e da ciência, especialmente no contexto da pandemia da COVID-19, em que o trabalho de cientistas do mundo inteiro tem sido central na prevenção e no combate à doença. A ideia é demostrar, ainda, que questionamentos sobre a ciência têm efeito negativo sobre a sociedade e tendem a gerar casos graves e mortes.
Seja na formação de profissionais, ou no desenvolvimento de protocolos de prevenção, produção de álcool em gel, investigações sobre a incidência da pandemia em diferentes grupos sociais, fundamentos para a elaboração de políticas públicas, até mapeamento genético do vírus e desenvolvimento de vacinas, as universidades e outras instituições científicas mostraram-se fundamentais.
Para o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Francisco Ribeiro, “somos universidade pública e gratuita. Desde o início da pandemia, nossa prioridade foi salvaguardar as vidas, agora, depois de quase dois anos convivendo com a COVID-19, nosso papel é reforçar a importância da vacinação e promover discussões e conhecimentos sobre essa tragédia que abalou o mundo. Temos que dar o exemplo”.
Marca e identidade visual
“A Calourada tá on” é o conceito da marca e da identidade visual do evento este ano, que faz referência ao formato remoto da apresentação e a todo o período da pandemia, que foi e ainda está sendo superado pelos estudantes até o seu ingresso no ensino superior.
No site especial, calouras e calouros poderão ter acesso a um kit virtual, feito de figurinhas e filtros para serem usados em aplicativos de mensagens instantâneas e nos seus perfis em plataformas de mídias digitais.
“A ideia é que o evento seja o mais atrativo possível e represente, literalmente, a participação dos novos estudantes na vida universitária. Como será tudo online, queremos ver esses jovens conectados, literalmente “on”. Hoje, as mídias digitais cumprem esse papel da sociabilidade, e nada mais pertinente do que um kit virtual, com a cara da calourada, para que os ingressantes já se sintam em casa”, explica a titular da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Unifesspa, Profa. Dra. Janine Bargas.
Programação e hotsite
A marca da calourada foi lançada nesta sexta-feira (20), nos perfis oficiais da Unifesspa e, em breve a programação completa, com datas, horários, temas de mesas e palestras poderão ser conferidos no hotsite do evento, que está em finalização pela equipe do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).
Redes Sociais